quinta-feira, 31 de março de 2011

Sou usuário do site Reclame Aqui e recebi um spam com meus dados pessoais!

Reclamação postada no próprio site do Reclame Aqui hoje 31 de março de 2011:

Ontem à noite (30 de março de 2011) recebi um email do Banco Santander Real solicitando alteração de dados cadastrais dentro de 24 horas e um link altamente suspeito para ser clicado.
Acontece que diferente de outros spams este parece ter sido dirigido diretamente a mim, pois continha meu nome completo e CPF no campo assunto. O estranho é que o endereço de email que recebi a mensagem eu só utilizo para uso básico na internet, como no cadastro de sites diversos que exigem um email, não é comum então este endereço de email estar ligado aos meus dados pessoais como nome completo e CPF, como tenho experiência com internet e segurança eletrônica utilizo outro email quando forneço informações pessoais, como no cadastro de instituições financeiras.
Obviamente fiquei muito preocupado com o assunto, pois meus dados pessoais estão agora de posse de pessoas claramente mal intencionadas e quem conhece a internet sabe que uma vez expostos estes dados tendem a se espalhar rapidamente entre outros com o mesmo tipo de intenção.

Pesquisando na internet sobre o spam percebi que muitos usuários vítimas deste têm cadastro em vosso site www.reclameaqui.com.br, chequei o cadastro e agora tenho certeza de onde obtiveram meus dados, o Reclame Aqui possui em seu cadastro meus dados pessoais e o endereço de email utilizado para o spam. O Reclame Aqui é o único site que conheço em que não existe uma relação comercial que impõe o cadastro de nome completo, CPF e outros dados pessoais que deveriam ser sigilosos, mas já que solicita tais dados ele é responsável pelo sigilo dos mesmos, como previsto em lei.

E agora Reclame Aqui como fico? Confiei a vocês meus dados pessoais que durante anos tive o cuidado de manter em sigilo acreditando que tinham competência para manter tal sigilo. Quem vai reparar o dano que já foi e ainda poderá ser causado com o uso indevido dos meus dados cadastrais?

No aguardo de vosso pronunciamento;

Atenciosamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário